Por Pierre Carvalho (PASCOM) em 02/11/2024
Dia de Finados reúne de fiéis no Cemitério Memorial da Igualdade

Na manhã deste Dia de Finados, 2 de novembro de 2024, a comunidade católica do Vicariato Litoral da Diocese de Nova Friburgo celebrou missas especiais no Cemitério Memorial da Igualdade, em parceria com a Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria Adjunta de Cemitérios Públicos e demais secretarias. A programação contou com duas celebrações: a primeira, às 9h, presidida pelo Padre Gustavo Cinne, e a segunda, às 11h, pelo Vigário Episcopal Padre Gleison Lima.

A missa das 11h reuniu mais de 500 fiéis, que participaram com devoção para homenagear e rezar pelos entes queridos, além de contar com a presença de autoridades, como a Secretária Adjunta de Cemitérios Públicos, Aline Gonçalves.

Em sua homilia, Padre Gleison ressaltou a importância de rezar por aqueles que partiram, lembrando que este é um momento singular para orar pelos entes queridos que marcaram a história e que já não estão entre nós. Ele enfatizou que, mesmo em meio a uma cultura que cada vez mais celebra o Halloween, os católicos são chamados a lembrar e rezar por seus falecidos no Dia de Finados.

Ele encorajou os presentes a serem gratos pelas vidas das pessoas que, de alguma forma, contribuíram para quem eles são hoje. Essa gratidão, segundo o padre, ajuda a transformar o dia de Finados em uma celebração de memórias e ensinamentos, em vez de apenas um momento de tristeza.

Por fim, falou sobre aprender com a vida e o exemplo deixado por aqueles que partiram. Para ele, é importante tanto valorizar as boas lições quanto reconhecer as falhas, adotando uma postura de maturidade e crescimento pessoal.

Com palavras de gratidão, o sacerdote encerrou a homilia pedindo ao Senhor que conceda o descanso eterno a todos os que repousam no cemitério e que suas vidas sejam uma inspiração para aqueles que ainda caminham.

A celebração do Dia de Finados no Cemitério Memorial da Igualdade permitiu à comunidade um momento de oração e reflexão. Além de homenagear os entes queridos que partiram, foi também ocasião para fortalecer a fé e a esperança na ressurreição.

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Aguarde..