Papa Francisco retorna à casa do Pai e deixa um legado de fé, simplicidade e misericórdia
Por Pierre Carvalho (PASCOM) em 21/04/2025
Compartilhar
Papa Francisco retorna à casa do Pai e deixa um legado de fé, simplicidade e misericórdia
Na manhã desta segunda-feira, 21 de abril, às 7h35 (horário de Roma), faleceu o Papa Francisco, o 266º sucessor de Pedro. O anúncio foi feito com pesar pelo Cardeal Joseph Farrell diretamente da Capela da Casa Santa Marta, no Vaticano.
“Às 7h35 desta manhã, o Bispo de Roma, Francisco, retornou à casa do Pai. Toda a sua vida foi dedicada ao serviço do Senhor e de Sua Igreja. Ele nos ensinou a viver os valores do Evangelho com fidelidade, coragem e amor universal, especialmente em favor dos mais pobres e marginalizados”, declarou o Cardeal.
Francisco, nascido Jorge Mario Bergoglio em Buenos Aires, Argentina, em 17 de dezembro de 1936, foi o primeiro Papa latino-americano e jesuíta. Escolheu como nome pontifício “Francisco” em referência a São Francisco de Assis, traduzindo em gestos concretos a atenção pelos pobres, o cuidado com a criação e a cultura do encontro.
Durante seus 12 anos de pontificado (2013–2025), Papa Francisco conduziu reformas importantes, promoveu o diálogo ecumênico e inter-religioso, e deixou documentos marcantes como a encíclica Laudato si’, sobre o cuidado da casa comum, e a exortação apostólica Querida Amazônia.
Em sua última mensagem à Igreja, lida ontem na sacada da Basílica de São Pedro, reforçou o apelo à paz, à defesa da vida e à esperança cristã:
“Cristo ressuscitou! Neste anúncio encerra-se todo o sentido da nossa existência, que não foi feita para a morte, mas para a vida. A Páscoa é a festa da vida!”
Com seu carisma e humildade, Francisco conquistou o coração de católicos e não católicos ao redor do mundo. Deixa para a Igreja e para o mundo um legado de fé, esperança, proximidade, paz e bom humor, sempre revelando a ternura de Deus em cada palavra e gesto.
Hoje, nos unimos em oração e gratidão, certos de que o “Papa do povo” segue intercedendo por nós junto ao Pai.
O corpo do Santo Padre será trasladado para a Basílica Vaticana na quarta-feira, 23 de abril, onde será velado para a homenagem dos fiéis. Os ritos funerários seguirão conforme as tradições da Igreja.
"Servo bom e fiel, entra na alegria do teu Senhor" (Mt 25,21)