Os Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística (MECE) foram Instituídos após o Concílio do Vaticano II pelo Papa Paulo VI. O MECE é um serviço da Igreja composto por fiéis leigos que têm a missão de facilitar aos párocos e celebrantes a distribuição da Santa Eucaristia em igrejas, capelas e outros lugares, na impossibilidade de um Ministro Ordinário (Bispos, Presbíteros e Diáconos).
Para tornar-se um ministro extraordinário, a pessoa deve ser escolhida pelo pároco de sua Paróquia. Além disso, é preciso ter idade mínima de 18 anos, estar engajado na vida paroquial, preferencialmente atuando em uma pastoral, demonstrar liderança no desempenho de sua missão e apresentar modo digno de vida, segundo o evangelho.
Os Ministros necessitam ter uma boa formação doutrinária, pois podem também realizar a celebração da palavra e orientar as pessoas a quem levam a Eucaristia. Eles devem ensinar e viver o que a Igreja ensina, especialmente em relação à Eucaristia e as condições para recebê-la dignamente. Isto exige do Ministro que ele conheça a doutrina da Igreja, especialmente a fundamentação dogmática, moral e sacramental.
> Para mais informações, Clique Aqui.