A inspiração da Pastoral da Saúde é o afeto e a ternura em São Camilo que são elementos fundamentais na espiritualidade camiliana. Na primeira regra que escreveu para orientar a vida da comunidade nascente dizia: “Em primeiro lugar, cada qual peça a Deus que lhe dê um afeto materno para com o próximo, afim de podermos servi-lo com todo amor, tanto na alma quanto no corpo, pois, com a graça de Deus, desejamos servir todos os doentes com o mesmo carinho que uma extremosa mãe dedica ao seu filho doente”.
Suas recomendações referentes aos cuidados com os enfermos chegam aos mínimos detalhes a ponto de pedir que os seus seguidores amassem os doentes como a mãe que cuida de seu único filho enfermo. Até mesmo para administrar as refeições aos enfermos existiam normas bastante detalhadas. Vejamos: Ao assistir os dentes na hora da refeição, cada qual procure, com amor e palavras atenciosas, estimulá-los a se alimentar, erguendo-lhes a cabeça e prestando-lhes outros serviços, conforme o Espírito Santo inspirar, mas sempre respeitando a vontade dos doentes.
A Pastoral da Saúde é toda a ação do povo de Deus comprometido em acolher, promover, cuidar, educar, defender e celebrar a vida humana. É a ação libertadora de Cristo presente no mundo na área da saúde, em três dimensões: solidária, comunitária e político-institucional.
A assistência aos enfermos como Pastoral no Brasil, teve um olhar de esperança em 1922 com a chegada de três religiosos Camilianos.
Estabeleceram-se em São Paulo. Juntaram-se a eles, um grupo de jovens brasileiros, que depois de tempo de formação, assumiram a vida religiosa e o ministério junto aos doentes e, assim, veio se desenvolvendo o trabalho da Pastoral da Saúde, que no início foi conhecida como Pastoral do Enfermo.
Em 09 de Maio de 1986, a Pastoral da Saúde foi instituída oficialmente como uma das Pastorais Sociais da CNBB – Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, sendo organismo de ação social e sociedade cívico-religiosa, organizada por tempo indeterminado e com sede itinerante (acompanha o coordenador nacional), sem fins lucrativos, legalmente constituída por Estatuto e Regimento Interno próprios e que desenvolve o seu trabalho em três áreas de atuação: Solidária, Comunitária e Político-Institucional.
A Pastoral da Saúde foi compreendida em Aparecida (2007) como sendo, ‘‘a resposta às grandes interrogações da vida, como sofrimento e a morte, à luz da morte e ressurreição do Senhor’’ e, empenha-se em evangelizar com renovado ardor missionário no mundo da saúde, e contribuir para construção de uma sociedade justa e solidária, a serviço da vida.
Tem por objetivo promover, educar, preservar, cuidar, defender, recuperar e celebrar a vida, realizando também ações em prol de uma vida saudável e plena de todo povo de Deus, tornando presente, no mundo de hoje, a ação libertadora de Cristo na área da saúde.
Se apresenta em 3 Dimensões:
Vivência e presença samaritana junto aos doentes e sofredores nas instituições de saúde, na família e comunidade (portadores do vírus HIV e de enfermidades crônico degenerativas e endêmicas, neoplasias, portadores de deficiência, toxicodependentes, alcoolizados, vítimas da exclusão social e das inúmeras formas de violência, saúde mental, tabagismo etc.). Visa atender a pessoa integralmente, nas dimensões física, psíquica, social e espiritual.
Educação para a saúde. Atua na promoção, prevenção e educação para a saúde, valoriza as diversidades regionais, promove debates, palestras, encontros educativos sobre prevenção de doenças, alimentação adequada, saneamento básico e higiene.
Atua junto aos órgãos e instituições públicas e privadas que prestam serviços e formam profissionais na área de saúde, para que haja reflexão Bioética e de Humanização, formação ética e uma política de saúde acessível e responsável, participando ainda das instâncias colegiadas do Controle Social na Saúde Pública.
A Pastoral da Saúde acontece em domicílios, hospitais, asilos, creches, escolas, associações de bairro, sindicatos, conselhos de saúde, ou seja, em todo lugar que se importa com a saúde.
Se o mesmo ardor missionário que passou pelo coração da São Camilo de Lellis, agora desperta também seu coração, é na Pastoral da Saúde que você encontrará e contribuirá com as ações de promoção e educação para a saúde, com atuação na prevenção das doenças e na capacitação de agentes multiplicadores de saúde, uma vez que valorizará o conhecimento, a sabedoria e a religiosidade popular em relação à saúde na sua comunidade.
> Para mais informações, Clique Aqui.