A inspiração da Pastoral da Sobriedade é Jesus Cristo e Nossa Senhora da Piedade. Jesus que nos retorna ao seu amor através dos braços de Nossa Senhora da Piedade, nossa Patrona.
Em 1984, o Vaticano promoveu um encontro internacional de campanha Terapêutica.
Nesta ocasião, o Santo Padre, na época São João Paulo ll, em seu pronunciamento, para Prevenção e Recuperação da Dependência Química, onde se destaca a frase "A droga é um mal e ao mal não se trégua" trabalhada até hoje na abertura nossos encontros.
Em 1998, na 36° Assembleia dos Bispos do Brasil, Dom Irineu Cinconello, em resposta à delicada questão do uso das drogas. Nasceu a Pastoral da Sobriedade e fundada por Dom Irineu, cujo lema é “Buscar a santidade pela Sobriedade" e trabalho é "Quem sabe lidar com a vida não entra nas drogas." Hoje vai além: química ou não, vícios, manias, compulsões e pecados.
A Pastoral da Sobriedade tem como ação concreta da Igreja o enfrentamento do problema social da exclusão, miséria e violência. As frentes de ações são:
Nesses encontros ajudamos a todos que buscam apoio na sobriedade da vida, muitas vezes por familiares nos encontros onde trabalhamos o Evangelho, o único remédio para libertação do vício, através dos 12 passos. São eles:
1º: Admitir
2º: Confiar
3º: Entregar
4º: Arrepender-se
5º: Confessar-se
6º: Renascer
7º: Reparar
8º: Professar a fé
9º: Orar e vigiar
10º: Servir
11º: Celebrar
12º: Festejar
> Para mais informações, Clique Aqui.