“Ide, pois, fazei discípulos em todas as nações” (Mateus 29, 19). O Senhor não quer que somente alguns de nós sejam discípulos. Com a sua maneira de chegar aos corações, utilização de parábolas em suas catequeses, a força da Palavra que transforma e renova a realidade de muitos e modo ímpar de acolher-escutar-aconselhar-ajuntar, torna Jesus O modelo para todos os catequistas. E a partir desta ordem do próprio Jesus, inicia-se o Ministério do Catequista. O Catequista se move inspirado neste versículo, pois Jesus quer todo o mundo como Seus discípulos.
Todavia vivemos numa sociedade que caminha a passos largos para secularização. Um mundo secularizado é sem esperança, que poucos creem na vida eterna. Um mundo secularizado é sem fé, que poucos acreditam na existência de Deus. Um mundo secularizado é sem amor, que poucos sentem o sofrimento ou tem empatia pelo próximo. Enfim, com a secularização a sociedade segue para abolir a presença de Deus em nossas vidas.
Em resposta a secularização, a Igreja Católica hoje recupera o Catecumenato Cristão como “modelo inspirador” de toda Catequese (CNBB 107, 74), que é a forma que as primeiras comunidades cristãs transmitiam a fé para aqueles que aderiram ao Evangelho no início da Igreja. É um caminho que leva à verdadeira Iniciação à Vida Cristã e a uma forte experiência da fé em Jesus Cristo (Novo Diretório para a Catequese, 61; Diretório Nacional de Catequese, 48). O Catecumenato oferece uma dinâmica especial à catequese porque é um “processo formativo e verdadeira escola de fé”.
A Catequese de hoje tem por objetivo gerar Católicos fortes na fé, que saibam enxergar a presença de Deus em suas vidas. A Catequese de hoje educa nas diversas dimensões da vida cristã, a luz da Palavra de Deus, para construir comunidades de fé comprometidas com a Verdade e a Justiça, sinais do Reino em nosso meio. O que exige uma interação fé-vida, que visa levar o catequizando (crianças, jovens, adultos e famílias) a um processo contínuo de conversão a Cristo, à vida em comunidade, à vida sacramental e ao compromisso missionário. A Catequese de hoje se esforça para transformar os “católicos de IBGE” em católicos conscientes de sua fé, e em discípulos verdadeiros de Jesus. A catequese de hoje é para todos: crianças, jovens, adultos e idosos; batizados e não batizados; para quem já recebeu ou não a Primeira Eucaristia; e para crismados e não crismados.
A Catequese Paroquial é formada por homens e mulheres, jovens e adultos, que têm como vocação servir a Igreja de Cristo, realizando o Primeiro Anúncio da Fé (Querigma) àqueles que desejam conhecer a Boa Nova de Jesus Cristo. Através do compartilhamento e transmissão da Doutrina da Igreja Católica e interação Fé e Vida, nos esforçamos incessantemente para ligar ou religar mais ovelhas ao Rebanho de Jesus.
> Para mais informações, Clique Aqui.